>
contactos | horários
documentos úteis
atendimento directo
divulgar evento
concursos
Planeamento e Urbanismo
recursos humanos
Projectos Cofinanciados
Portal Caldas da Rainha > actividade municipal > Arqueologia
Arqueologia



Do grego “arqué” e “logos”, a palavra “arqueologia” define a ciência que estuda e visa conhecer o antigo, o passado.
Desta forma, por intermédio da procura incessante de estruturas arquitectónicas e de restos materiais de sociedades antigas, a arqueologia interpreta os vestígios, construindo assim o passado humano.

A cidade das Caldas da Rainha detém um património histórico-arqueológico vasto que carece de um estudo mais aprofundado.
Contrariamente ao que muitas vezes se pensa, a nossa história não se iniciou apenas com a construção do Hospital Termal Rainha D. Leonor.
Existem alguns vestígios e algumas informações que remetem o concelho das Caldas da Rainha para um passado bastante longínquo, nomeadamente para a Pré-História.

Além desses vestígios materiais mais antigos que necessitam de elaborada investigação não se pode descurar um passado mais recente, nomeadamente o estudo do centro histórico das Caldas da Rainha (Largo João de Deus, Largo do Hospital Termal e Praça da Fruta).

Com as obras de Regeneração Urbana que decorrem na cidade das Caldas da Rainha a terem um acompanhamento arqueológico contínuo foi possível proceder à descoberta ou à suspeição da existência de alguns vestígios arqueológicos importantes que poderão auxiliar à construção do passado histórico de todo o concelho.

O processo de pesquisa, descoberta, filtragem e interpretação de vestígios arqueológicos será aqui divulgado ao cidadão.


  
“Intervenção Arqueológica na Praça da República – Praça da Fruta”

Núcleo arqueológico inserido na Exposição “Praça da Fruta – Reflexos Fotográficos”

Foi inaugurada, no dia 13 de Dezembro de 2014, a exposição “Praça da Fruta – Reflexos Fotográficos” no Museu de Ciclismo, estando visitável até ao dia 1 de Fevereiro de 2015.
Aqui se encontram expostas fotografias antigas, postais e ilustrações, que reflectem aquilo que a Praça foi ao longo dos seus cerca de cinco séculos de existência.
Aproveitando a temática, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal das Caldas da Rainha decidiu construir, também, um pequeno núcleo a que chamou “Intervenção Arqueológica na Praça da República | Praça da Fruta”, inserido dentro da exposição referida.
Neste núcleo é explicado, de uma forma sucinta, o acompanhamento arqueológico efectuado durante as obras de Reabilitação Urbana na Praça da República, explicitando todas as suas fases, desde a investigação prévia, até à metodologia de escavação utilizada, terminando com a divulgação de algum do espólio recolhido.
Esta será a primeira de algumas acções de divulgação e sensibilização patrimonial que decerto decorrerão durante os próximos meses, tendo como objectivo valorizar o património da cidade e dá-lo a conhecer aos caldenses e a quem visita a cidade.



serviços úteis
© Município das Caldas da Rainha . Todos os direitos reservados (Ficha técnica) 
Praça 25 de Abril, 2500-110 Caldas da Rainha |
geral@cm-caldas-rainha.pt | tel.: [+351] 262 240 000 | fax: [+351] 262 839 729