>
contactos | horários
documentos úteis
atendimento directo
divulgar evento
concursos
Planeamento e Urbanismo
recursos humanos
Projectos Cofinanciados
Portal Caldas da Rainha > Noticias

“Praça da Fruta” recomeçou a funcionar

Clique para ampliar a imagem

Monday , 10 November 2014

Emblemático mercado ao ar livre foi renovado
“Praça da Fruta” recomeçou a funcionar
 
Recomeçou a funcionar, hoje, 10 de Novembro, a “Praça da Fruta” das Caldas da Rainha, o emblemático mercado de frutas e legumes ao ar livre, uma das “imagens de marca” da cidade.
A “Praça” regressou ao local de sempre, bem no centro histórico, depois de ter sido completamente requalificada, numa intervenção que custou cerca de 400 mil euros.
O centenário tabuleiro em calçada foi reparado - recorrendo à calçada original – e a Autarquia comprou novas bancas e toldos para os vendedores. Foram introduzidas várias melhorias e ainda colocados vários pontos de electricidade na zona poente do tabuleiro, respondendo às necessidades dos comerciantes de pão e produtos que necessitam de refrigeração, numa lógica de dotar o mercado diário de melhores condições para quem vende e para quem compra.
 
“Fiquei muito satisfeito de ver, logo no primeiro dia, um número significativo de vendedores! Portanto, está a correr bem. A Praça regressou ao seu local original, vai continuar a viver durante muitos e bons anos. E agora estamos aqui para, junto com a comunidade, promovê-la e divulgá-la, para que ainda mais gente venha às compras às Caldas e à Praça”, declarou durante a visita que fez ao local, esta manhã, o presidente da Autarquia, Tinta Ferreira.
 
Em resposta à questão das estruturas de venda permanecerem [ou não] montadas, Tinta Ferreira explicou que “este espaço não é só um mercado, mas também um local de lazer, por muitos considerado um elemento patrimonial por si só, e que tem de ter um período de mercado e um de ar livre. Disponibilizámos estes equipamentos, esperamos que os vendedores consigam preservá-los por muito e bom tempo, pois assim não têm de fazer este investimento. É um incentivo que damos e que é útil para os vendedores e, simultaneamente, importante para a preservação da imagem da praça”.
 
Para além da venda de legumes, frutas, pão, enchidos e artesanato, a Praça da Fruta das Caldas da Rainha vai ter ainda um Quiosque/café e será, como sempre foi, palco de iniciativas culturais e lúdicas, embora, como fez questão de frisar o edil “com muito mais cuidado com a colocação de palcos e estrados, porque tomámos um conjunto de medidas para preservar o tabuleiro e não o queremos prejudicar”.
 
A título de exemplo referiu a festa da Passagem de Ano, que habitualmente tem lugar na Praça. A diferença é que a partir de agora o palco já não será montado em cima do tabuleiro.
 
Posto isto, balanço positivo para este primeiro dia de funcionamento depois das obras de requalificação, com a grande maioria dos vendedores e compradores a manifestar a sua satisfação pela “nova” Praça.
Tinta Ferreira adiantou que prevê realizar um evento, no início de Dezembro, para assinalar a reabertura do mercado.




  Voltar Ver Todas
serviços úteis
© Município das Caldas da Rainha . Todos os direitos reservados (Ficha técnica) 
Praça 25 de Abril, 2500-110 Caldas da Rainha |
geral@cm-caldas-rainha.pt | tel.: [+351] 262 240 000 | fax: [+351] 262 839 729